Dimensionamento

De Saude Legal
Revisão de 17h14min de 11 de janeiro de 2022 por Renanrgarcia (discussão | contribs)

O dimensionamento da força de trabalho refere-se à instrumentalização do planejamento dos recursos humanos, no sentido de organizar os servidores dentro da organização, de forma a conferir maior efetividade aos trabalhos realizados em um determinado setor.

Com este instrumento, aliado aos softwares de gestão de pessoas utilizados na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal, é possível fazer um cálculo de qual a necessidade de profissionais de determinada categoria em um setor, saber quantos servidores estão lotados na unidade avaliada e assim chegar ao resultado final, demonstrando se há déficit ou excedente.

Os cálculos para o dimensionamento são divididos por nível de atenção – primária, secundária e terciária, e pelo tipo de serviço realizado em cada um dos níveis, tais como: emergência, UTI, atendimento das equipes de saúde da família, centros de especialidade odontológica, entre outros.[1]
  • Além do planejamento para a força de trabalho, o dimensionamento é necessário para a avaliação de outras rotinas tais como a movimentação dos servidores dentro da Secretaria de Saúde, realização de concursos e o monitoramento da flutuação do quantitativo de horas existentes dentro de um setor.
  • Por meio do dimensionamento são feitas também as correções na força de trabalho para a manutenção do bom funcionamento nos setores e a assistência à população.
Atualmente a Secretaria de Saúde do Distrito Federal conta com cerca de 35.000 servidores. Com este quantitativo é comum que ocorram flutuações no quantitativo da força de trabalho devido às vacâncias, nomeações, movimentações, ampliações ou retratações de carga horária, afastamentos dos servidores e demais eventos que impactam o quantitativo de recursos humanos.

Desta forma se faz necessário o dimensionamento para planejar, coordenar, monitorar e avaliar a força de trabalho no âmbito da Secretaria de Saúde.

Manual de Parâmetros Mínimos Para Dimensionamento da Rede

O Manual de Parâmetros Mínimos[2] foi elaborado com base no [Regimento Interno SES-DF].

Sugestões ou correções?

Encontrou um erro ou tem sugestão de conteúdo? Envie um e-mail para saudelegal@saude.df.gov.br com suas sugestões.

Referências