Mudanças entre as edições de "E-Social"

De Saude Legal
(Criou página com '<div align="justify"> O eSocial, instuído pelo Decreto Federal nº 8.373, de 11.12.2014<ref> https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/decreto/d8373.htm </ref>...')
 
Linha 21: Linha 21:
 
= Referências =  
 
= Referências =  
 
<references/>
 
<references/>
 
[[Categoria:Aposentadoria e Pensão]]
 

Edição das 12h13min de 19 de fevereiro de 2024

O eSocial, instuído pelo Decreto Federal nº 8.373, de 11.12.2014[1], que estabeleceu o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas como instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e de saúde e segurança do trabalho, tem por finalidade padronizar sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição, constuindo um ambiente nacional.

A aplicação para atendimento da Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) e do Sistema Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) está em fase de licitação.

Ainda não existem cursos específicos para a aplicação que será adotada para os órgãos e entidades do Distrito Federal. No entanto, já existem materiais acerca do eSocial e suas implicações, assim como o Manual instrutivo de Qualificação Cadastral a ser adotado pelos setoriais.

Recomenda-se, para fins instrutivos:

a) Curso eSocial para Órgãos Públicos (RPPS) da Escola Virtual da Enap (Escola Nacional de Administração Pública) disponível no sítio eletrônico Escola Virtual Gov ;
b) Formações eSocial do canal ENIT (Escola Nacional da Inspeção do Trabalho) disponível no sítio eletrônico da ENIT;
c) Manual de Qualificação Cadastral que trata do Módulo Mensageria disponível no Portal de Serviços.

Em caso de dúvidas pertinentes ao tema, há a categoria eSocial no canal HESK.

Ver também

Sugestões ou correções?

Encontrou um erro ou tem sugestão de conteúdo? Envie um e-mail para saudelegal@saude.df.gov.br com suas sugestões.

Referências