Mudanças entre as edições de "Estágio CIEE - Como solicitar um Estagiário"

De Saude Legal
Linha 69: Linha 69:
  
  
'''=== === Informações adicionais para solicitar um novo estagiário === ==='''
+
== Informações adicionais para solicitar um novo estagiário ==
  
 
1. É necessário preencher '''01 formulário por estagiário, por turno''' (especificar o horário). Caso queira um para cada turno, é necessário preencher 2 formulários (no mesmo processo).
 
1. É necessário preencher '''01 formulário por estagiário, por turno''' (especificar o horário). Caso queira um para cada turno, é necessário preencher 2 formulários (no mesmo processo).

Edição das 12h46min de 17 de outubro de 2022

=== ATENÇÃO!!!!!!

Informamos que a SEEC está desenvolvendo um sistema para a gestão do estágio CIEE, o SIGEST (Sistema de Gestão de Estágios). A implantação será iniciada em 03/10 e todas as solicitações de estagiários devem ser feitas por esse novo sistema.

FOTO ATENÇÃO.png


O supervisor

O primeiro passo para solicitar um estagiário é identificar no setor um servidor que tenha perfil de ensinar, acompanhar as atividades do estudante, auxiliar no desenvolvimento e aprendizagem, além de atestar a folha de frequência do estagiário.

É com o auxílio do supervisor que ele aprenderá sobre responsabilidade, pontualidade, trabalho em equipe, comunicação, compromisso e pró atividade. Esse estágio pode ser o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho e o que ele aprenderá aqui, ele levará para sua vida profissional. O papel do supervisor é muito importante nessa fase da vida do estudante.

As atividades devem ser classificadas como de gestão e suporte e serem compatíveis com áreas salubres mesmo para os cursos das áreas finalísticas como por exemplo enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, etc. O estagiário do CIEE não deverá executar atividades assistenciais diretas aos usuários /pacientes em áreas insalubres.

Como solicitar um Estagiário CIEE?

O supervisor deverá:

- Acessar o sistema pelo link Portal de Serviços. O login é o e-mail funcional e a senha é a mesma do SEI.

- Caso não possua login e senha, deve ser solicitado via ticket pelo link Hesk, com o assunto: Acesso ao Sigest, informando o nome completo e e-mail funcional.

- O supervisor deve preencher e assinar o formulário. A SEEC disponibilizou os vídeos abaixo com o passo a passo:

Módulo 1 – Solicitação de estagiário - Parte 1

Módulo 2 – Solicitação de estagiário - Parte 2


- Automaticamente o formulário será enviado para o executor local (GES) e para o ordenador de despesa (SUAG) para respectivas assinaturas e seguir o fluxo conforme explicado nos vídeos acima.


SOLICITAR ESTAGIÁRIO.png


Orientações para e-mail institucional

1. Como solicitar e-mail institucional

• O servidor deverá acessar a Central de Serviços da SES-DF no link: Central de Serviços

• Acessar o sistema utilizando seu usuário e senha do Windows e clicar em enviar.

• Na página seguinte, clicar em: Criação de conta de e-mail, preencher o formulário e enviar.

2. Como reativar a senha

• No primeiro acesso, será solicitada a alteração de senha.

• A senha tem validade de 45 (quarenta e cinco) dias, quando a senha estiver expirando, o sistema solicitará alteração.

• Se o e-mail institucional ficar 90 (noventa) dias sem acesso, ele será bloqueado.

3. Como reativar o e-mail

• O servidor deverá acessar a Central de Serviços da SES-DF no link: Central de Serviços

• Acessar o sistema utilizando seu usuário e senha do Windows e clicar em enviar.

• Na página seguinte, clicar em: Redefinição de senha de e-mail, preencher o formulário e enviar.

4. Como acompanhar a resposta

• Para acompanhar a resposta, você deverá acessar a Central de Serviços da SES-DF e clicar em Meus chamados, e em seguida Email – Manutenção para acessar a resposta recebida.


Informações adicionais para solicitar um novo estagiário

1. É necessário preencher 01 formulário por estagiário, por turno (especificar o horário). Caso queira um para cada turno, é necessário preencher 2 formulários (no mesmo processo).

2. O supervisor pode solicitar estagiário de nível médio ou superior. O servidor que tem interesse em solicitar um de nível superior, deverá ter a mesma formação ou experiência profissional na área de conhecimento desenvolvida no curso do estagiário, para orientar e supervisionar o estudante, conforme art. 9º, III da Lei nº 11.788 de 25/09/08. (Ex: O supervisor formado em Enfermagem deverá solicitar estagiário de Enfermagem). Não precisa ser da carreira, e sim a mesma formação para ensinar as atividades.

Foto formulário.png

3. Ficar atento ao campo "Descrição das atividades a serem desempenhadas". O estagiário irá "auxiliar", "contribuir", "ajudar" o servidor a realizar cada atividade. Sempre deve utilizar esses verbos antes da descrição da atividade. O estagiário de nível médio realizará atividades administrativas. A SEEC disponibiliza algumas sugestões de atividades no Hesk (site da SEEC onde imprime a folha de frequência).

FOTO ATENÇÃO.png

4. É importante saber que a jornada de trabalho do estágio remunerado é de 04 (quatro horas) diárias, sendo 20 (vinte horas) semanais - dentro do horário de 8h às 18h, podendo ser matutino, vespertino e variável, sendo este apenas para alunos da UNB.

5. Lembre-se que não é permitido solicitar estagiário para o período noturno e o estagiário não poderá fazer reposição de horário.

Foto horário noturno.png

6. Após o envio do formulário, o supervisor tem que aguardar pois não é informado quando a SEEC enviará os estagiários solicitados.

7. Um servidor pode ser supervisor de até 10 (dez) estagiários simultaneamente, no mesmo turno de trabalho, conforme art. 9º, III da Lei nº 11.788 de 25/09/08. Não é recomendado que servidor que tenha cargo de chefia, direção, coordenação ou outro cargo similar (que fique muito tempo ausente na repartição) seja indicado para supervisionar um estagiário. Por conta da constante ausência, ele não conseguirá acompanhar o desenvolvimento do estudante e nem atestar sua folha de ponto.

8. Conforme o Art. 1º, IV e Art. 7º, II da Portaria nº 576, de 28/12/18, o supervisor é o responsável em orientar, acompanhar e fiscalizar as atividades que o estagiário estará executando. Visando seu aprendizado e seu desenvolvimento, além da assiduidade, pontualidade, disciplina, iniciativa, produtividade e responsabilidade do estagiário com a instituição e as atividades executadas.

FOTO ATIVIDADE.png


9. O supervisor é responsável por acompanhar as questões administrativas do estagiário, como folha de frequência, recesso, avaliação semestral, vigência do contrato.

10. É muito importante lembrar que o supervisor deverá avaliar o estagiário semestralmente, no portal do CIEE.

FOTO AVALIAÇÃO.png

11. Para os cursos abaixo, o supervisor precisa ter o registro no respectivo conselho de classe:

BIBLIOTECONOMIA; EDUCAÇÃO FÍSICA; SERVIÇO SOCIAL; ENFERMAGEM; FARMÁCIA; FONOAUDIOLOGIA; MEDICINA; MEDICINA VETERINÁRIA; ODONTOLOGIA; PSICOLOGIA

Foto conselho.png

12. Algumas instituições de ensino exigem assinatura do supervisor, no Termo de Compromisso de Estágio do estagiário, via Plataforma DocuSign. Se esse for seu caso, cientificamos que a assinatura do(a) supervisor(a) é fundamental para dar continuidade ao processo de contratação do estagiário. O(a) supervisor(a) deve verificar as atividades dos estagiários antes de efetuar a assinatura no TCE. E, em caso de divergência de informações deve encaminhar uma solicitação de alteração para o e-mail: ciee.sefp@ciee.ong.br antes de "rejeitar o documento" na plataforma. O passo a passo para assinatura, está disponível no link


13. FIQUE ATENTO! O supervisor é o RESPONSÁVEL DIRETO do estagiário e pode responder administrativamente e judicialmente pela ausência ou falha durante a supervisão. Como exemplo, prejudicar o estagiário em não permitir que ele usufrua do seu recesso, por conta da alta demanda de trabalho no setor.

Supervisor responde.png

14. A responsabilidade pelo fornecimentos dos EPI's aos estagiários é do órgão onde o estagiário está exercendo suas atividades. Cabe ao órgão de lotação do estagiário ofertar instalações que tenham condições de proporcionar ao educando atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, observando o estabelecido na legislação relacionada à saúde e segurança no trabalho.