SISCAN - REQUISITOS DE SEGURANÇA OBRIGATÓRIOS
PÁGINA EM CONSTRUÇÃO
Foram implementadas novas medidas de segurança para acesso ao Sistem de Cadastro e Permissão de Acessos (SCPA).
Todos os usuários do SISCAN devem cumprir os requisitos de segurança conforme instruções recebidas pelas equipes do DATASUS/MS e do SISCAN/INCA.
Os requisitos que devem ser atendidos são: - Implementação da Autenticação de Múltiplo Fator (MFA); - Aceite do Termo de Responsabilidade no SCPA (Sistema de Cadastro e Permissão de Acesso); - Mudança obrigatória de senha a cada 3 meses.
As informações para atendimento de cada requisito de segurança podem ser visualizadas abaixo.
1. Implementação da Autenticação de Múltiplo Fator (MFA)
Medida do SCPA implementada recentemente para aumentar a segurança e privacidade, evitar o compartilhamento de senhas e cumprir regulamentações de proteção de dados e padrões de privacidade. O MFA é ativado durante acesso com login e senha, para todos os sistemas que estão dentro do SCPA.
PASSO 1: No SCPA (https://scpa.saude.gov.br), informe seu CPF ou E-mail e a senha utilizados ao se cadastrar no SCPA.
FIGURA 1
PASSO 2: Se você for um usuário novo ou ainda não tenha habilitado a nova ferramenta de Autenticação de Múltiplo Fator - MFA, siga as instruções conforme abaixo.
FIGURA 2
Procure o aplicativo "Google Authenticador", ou "Microsoft Authenticator", ou outro aplicativo de autenticação de sua preferência, e o instale no seu celular (no Android, procure na Google Play Store e no Iphone (iOS), na App Store).
Este manual contém instruções práticas para o aplicativo “Google Authenticator”.
Pesquise o Google Authenticator em seu celular e realize o download.
FIGURA 3
FIGURA 4
Clique em “Vamos começar” e siga os passos de instalação do aplicativo. Se você já tiver uma conta do Google conectada em seu dispositivo móvel, ela aparecerá na tela.
Clique em “Continuar como” e aparecerá seu nome; ou clique em “Usar o Authenticator sem uma conta”.
Escolha uma das opções que aparecerá abaixo “Inserir chave de configuração” ou “Ler QR code”.
Sugestão: leia um código QR para utilizar o Authenticator.
Após o cadastro do QRcode no aplicativo, informe na página do SCPA o código que aparece no aplicativo de autenticação e clique em “Prosseguir”. Em seguida seu login estará concluído.
PASSO 2:
1º - No celular, abra o aplicativo e leia o QRCode que aparece na tela. 2º - Após o cadastro do QRCode, você receberá um código numérico no seu celular (esse código muda a cada 30 segundos).
PASSO 3:
1º - Digite o código no campo "Código", que aparece na tela do cadastro do MFA.
2º - Após informar o código, clique no botão "Adicionar"; o login será concluído.
3º - Dentro da página do SCPA, clique em "Meus sistemas": os sistemas que você possui acesso aparecerão na tela; filtre o SISCAN.
4º - Nos próximos acessos ao SCPA não haverá um QR Code. Apenas abra o aplicativo e digite o código. Você pode acessar o SISCAN dentro do link próprio do sistema ou por meio do GOV.BR.
OBSERVAÇÕES:
Atualmente, para acessar os sistemas do Ministério da Saúde, é obrigatório o atendimento desses requisitos. No entanto, para usar o Siscan no dia a dia, o aplicativo de autenticação no celular não é necessário. O acesso continuará sendo feito da mesma forma, mas será preciso atualizar o cadastro no SCPA, o que exige o uso do aplicativo no celular, orientado acima.
Vídeo explicativo no YouTube sobre a habilitação e uso do MFA, disponibilizado pelo DATASUS, no link https://www.youtube.com/watch?v=JqYL4HXZvB8
Caso persistam dúvidas de como fazer a implementação do MFA, consulte o Manual de Acesso ao SCPA https://acesso.saude.gov.br/ManualSCPA_190824_v3.pdf, páginas 10 a 15
2. Aceite do Termo de Responsabilidade no SCPA
Após o primeiro acesso ao site do SCPA utilizando o MFA, o "Termo de Responsabilidade" será exibido para ciência e concordância do usuário.
OBSERVAÇÕES:
Orientações sobre o "Termo de Responsabilidade" - ver Manual de Acesso ao SCPA - https://acesso.saude.gov.br/ManualSCPA_190824_v3.pdf - página 09.}}
3. Mudança obrigatória de senha a cada 3 meses
O SCPA instituiu a Política de Alteração Regular de Senha, por motivos de segurança, que exige que a senha de acesso seja alterada a cada 3 meses (consulte o Manual de Acesso ao SCPA - https://acesso.saude.gov.br/ManualSCPA_190824_v3.pdf , páginas 23 e 24).}}