Estágio Curricular - Atribuições do estagiário e do preceptor

De Saude Legal

Atribuições do estagiário

CompetenciaEstagiario.png


É de suma importância que o estudante do estágio curricular obrigatório se empenhe em realizar suas competências de forma adequada e responsável. Ao cumprir com as tarefas e atividades designadas, o estudante tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na prática, aprimorar suas habilidades profissionais e desenvolver uma compreensão mais profunda da realidade do campo de atuação.

Além disso, ao realizar suas competências com excelência, o estudante também contribui para o fortalecimento do seu currículo, agregando experiência prática e evidenciando sua capacidade de colocar em prática o que foi aprendido na sala de aula. Assim, a realização das competências no estágio curricular obrigatório não apenas beneficia o estudante individualmente, mas também estabelece bases sólidas para sua carreira profissional.

Atribuições do preceptor

CompetenciasPreceptor.png


O preceptor desempenha um papel fundamental no estágio curricular obrigatório, sendo responsável por orientar, supervisionar e apoiar os estudantes durante sua experiência prática. Aqui estão algumas das atribuições comuns do preceptor no estágio curricular obrigatório:

1- Orientação e supervisão: O preceptor é responsável por orientar o estudante sobre as atividades a serem realizadas durante o estágio, explicando as expectativas, os objetivos e as diretrizes do programa. Eles supervisionam as tarefas do estudante, fornecendo feedback contínuo e avaliando seu desempenho.

2- Ensino e aprendizado: O preceptor auxilia o estudante na aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, auxiliando na resolução de problemas, esclarecendo dúvidas e fornecendo informações relevantes para o desenvolvimento profissional. Eles também podem oferecer materiais de estudo, compartilhar recursos e promover discussões educacionais.

3- Acompanhamento e avaliação: O preceptor monitora o progresso do estudante ao longo do estágio, avaliando suas habilidades, competências e conhecimentos. Eles fornecem orientações e feedback construtivo para ajudar o estudante a melhorar e se desenvolver durante o estágio. O preceptor também é responsável por realizar a avaliação final do estudante, considerando seu desempenho global durante o estágio


É importante destacar que as atribuições do preceptor podem variar de acordo com o campo de estudo, o programa de estágio e as políticas da instituição de ensino. A relação entre o preceptor e o estudante é baseada na colaboração, no apoio e na troca de conhecimento para promover uma experiência de estágio enriquecedora e bem-sucedida.

Atribuições das instituições

Capturar25.png
Como principais atribuições as  Instituições de Ensino devem elaborar os Planos de Trabalho referentes às vagas pactuadas e supervisionar os alunos com visitas de orientações no cenário ao longo do período de estágio.


Ver também

Sugestões ou correções?

Encontrou um erro ou tem sugestão de conteúdo? Envie um e-mail para saudelegal@saude.df.gov.br com suas sugestões.