Mudanças entre as edições de "Estágio remunerado - Orientações NEPS"

De Saude Legal
Linha 207: Linha 207:
 
===== 7.2  Abrir um ticket para SEEC=====
 
===== 7.2  Abrir um ticket para SEEC=====
  
Outro meio de tirar dúvidas é por meio do ticket, que é um canal de comunicação entre os estagiários, supervisores e executor local com a SEEC.
+
Outro meio de tirar dúvidas é pelo ticket, que é um canal de comunicação entre os estagiários, supervisores e executor local com a SEEC.
  
 
As dúvidas (sobre crachá, dados bancários, correção do Termo de Compromisso do Estágio, questionamento sobre pagamento de estágio, entre outros) são formalizadas por meio do ticket e respondidas via e-mail direto ao estagiário. O ticket está inserido no HESK, que é a página direcionada ao estágio dentro do site da SEEC.
 
As dúvidas (sobre crachá, dados bancários, correção do Termo de Compromisso do Estágio, questionamento sobre pagamento de estágio, entre outros) são formalizadas por meio do ticket e respondidas via e-mail direto ao estagiário. O ticket está inserido no HESK, que é a página direcionada ao estágio dentro do site da SEEC.

Edição das 15h41min de 28 de fevereiro de 2025

                                   === PROGRAMA DE ESTÁGIO REMUNERADO ===


Seguem orientações sobre o Programa de Estágio Remunerado para auxiliar a equipe NEPS no acolhimento e acompanhamento dos estagiários em sua regional.

1. Como solicitar um Estagiário

Ver orientações no link Como solicitar um Estagiário.

2. Da previsão de início do estágio

2.1 O Agente Integrador realizará a convocação do estudante e formalizará via Termo de Compromisso de Estágio-TCE, que é o documento oficial celebrado entre o educando/responsável, a parte concedente do estágio e a Instituição de Ensino, conforme o art. 3º, II da Lei nº 11.788/2008, podendo ser prorrogado até o limite de 2 anos de duração.

2.2 A data de apresentação do estagiário na SES poderá ser acompanhada pelo Sistema SIGEST, no módulo SOLICITAÇÃO DE ESTAGIÁRIO, com o número do ticket da solicitação.

2.3 A GES entra em contato com estagiário, via telefone, para saber se está confirmada a sua apresentação e caso o Termo de Compromisso de Estágio - TCE não esteja disponível no SIGEST, solicita o envio via e-mail.

2.4 A GES envia um e-mail de boas vindas ao estagiário com orientações básicas e reforça que só pode iniciar o estágio se estiver com o Termo de Compromisso de Estágio - TCE assinado por todas as partes.


TCE.png

2.5 O supervisor fica ciente da apresentação do estudante, pois recebe um e-mail do Agente Integrador e assim que o estagiário se apresenta, ele entra no SIGEST, na aba SOLICITAÇÃO DE ESTAGIÁRIO, e dar o ACEITE de que aquele estudante iniciou o estágio. Após esse aceite, o próprio sistema libera automaticamente a folha de ponto para que o estagiário possa iniciar o registro de ponto diariamente.

2.6 A GES verifica se o Termo de Compromisso de Estágio - TCE está disponível no SIGEST e abre um processo no SEI para o supervisor, com cópia para o NEPS. Neste processo é informado sobre o registro de ponto do estagiário conforme orientações no link: Folha de Frequência., recesso e demais informações. O TCE é anexado no processo para conhecimento de todos.

2.7 O supervisor irá utilizar esse processo para enviar solicitação de alteração de horário/setor/supervisor, caso tenha, além da solicitação de renovação. Esses módulos ainda não estão disponíveis no SIGEST.

3. Da chegada do estagiário no NEPS

3.1 Com o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) assinado, o estagiário deve comparecer no NEPS no dia estabelecido no Termo de Compromisso.

3.2 O NEPS recebe o estagiário e:

a. Explica para o estagiário sobre a dinâmica do hospital/regional, os cuidados sobre saúde e segurança no trabalho e demais informações relevantes. Informa que o NEPS é o setor que dará apoio para o estagiário e supervisor dentro do hospital;

b. Solicita um telefone de um responsável, em caso de emergência, para inserir na Planilha Consolidado do NEPS ou algum formulário que normalmente utilizam.

d. Informa que a GES abrirá um processo no sistema SEI com o Termo de Compromisso do estudante.

c. Reforça sobre a atenção que ele precisa ter quanto ao registro do ponto dentro do sistema SIGEST, principalmente ao prazo.

d. Questiona se ele tem alguma dúvida e o acompanha até o setor de lotação para que ele inicie as atividades junto ao supervisor.

e. O NEPS pode organizar um acolhimento ao estagiário junto ao Núcleo de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho e demais setores que julgar necessário.

No caso de não comparecimento do estagiário em até 7 dias, o supervisor deve acessar o SIGEST, na aba SOLICITAÇÃO DE ESTAGIÁRIO, entrar no ticket da solicitação e marcar a opção "REJEITAR O CANDIDATO" para que o CIEE convoque outro estagiário.
No caso do estagiário se apresentar, o supervisor marca a opção "ACEITAR CANDIDATO".


FOTO ATENÇÃO.png

4. Da folha de frequência

A SEEC desenvolveu o SIGEST (Sistema de Gestão de Estágios), por meio do qual o estagiário deverá registrar a batida do ponto diretamente no novo sistema, não sendo mais necessária a impressão e preenchimento da folha, como era feito.

4.1. Acesso ao sistema SIGEST:

4.1.1 Login e senha dos estagiários:

CPF (sem ponto, sem traço) + senha 2025@sigest - Que deverá ser alterada no primeiro acesso. Caso tenham problemas no acesso ao sistema, vá em ESQUECEU A SENHA.


4.1.2 Login e senha dos supervisores:

O login é o e-mail institucional individual (@saude.df.gov.br) e a senha é a mesma do SEI (ou do e-mail institucional).

Seguem orientações sobre criação do e-mail institucional 108865500.


4.1.4. Quem estiver com dificuldade de acesso ao sistema:

Enviar mensagem para o WhatsApp (61 3247-3149) do SUPORTE SIGEST relatando o problema.


4.2. Orientações sobre o registro do ponto:

4.2.1 Para os Estagiários:

Precisa acessar o sistema e registrar o ponto todos os dias, na entrada e na saída.

Nos dias que o estagiário não registrar o ponto, ele deverá abrir uma OCORRÊNCIA dentro do sistema justificando a falta de registro (atestado médico, declaração, etc). O supervisor deverá validar cada ocorrência registrada.

Segue o passo a passo para o estagiário realizar o registro dentro do sistema: Ponto (123038865) - SEI.

A SEEC disponibilizou os seguintes vídeos com o passo a passo neste link:

Módulo 1 – Registro de ponto

Módulo 2 – Abrir uma ocorrência


4.2.2 Para Supervisores:

Realizar o acompanhamento e tratamento da folha diretamente no SIGEST (aba Gestão da Folha de Ponto). Sugerimos que não deixe acumular no fim do mês.

Validar as ocorrências observando o TIPO abaixo para utilizar a opção adequada.

1) Ajuste do Ponto (AP) - em caso de esquecimento de batida ou problema ao acessar o sistema. Nessa opção é possível incluir o horário de entrada e saída daquele dia.

a) Trabalho Presencial (TP) – Salário: SIM / Vale Transporte: SIM

2) Falta Injustificada (FI) - quando o estagiário não apresentar nenhum documento comprovando sua ausência.

a) Salário: NÃO / Vale Transporte: NÃO

3) Falta Justificada (FJ) - quando o estagiário apresenta algum documento comprovando sua ausência.

a) Salário: SIM / Vale Transporte: NÃO

4) Recesso (RC) - quando o estagiário está usufruindo do recesso

a) Salário: SIM / Vale Transporte: NÃO

5) Feriado (FR) - para os dias de Feriados

a) Salário: SIM / Vale Transporte: NÃO

6) Ponto Facultativo (PF) - para os dias de Ponto Facultativo

a) Salário: SIM / Vale Transporte: NÃO


Lembrando que a Modalidade de Trabalho Presencial gera o pagamento referente à:

a) Salário: SIM b) Vale Transporte: SIM

Após a validação de todas as ocorrências, o supervisor deverá HOMOLOGAR a folha no 1º dia útil do mês, para que todos os trâmites de pagamento sejam realizados dentro do prazo.


A SEEC disponibilizou o seguinte vídeo com o passo a passo para tratamento do ponto pelo supervisor: Vídeo para supervisor


Atenção: Se o supervisor não acessar seu e-mail institucional por mais de 45 dias, a senha será bloqueada, impedindo o acesso ao SIGEST. Caso isso aconteça, é necessário ABRIR UM CHAMADO para CTINF para restaurar a senha do e-mail.
Responsabilidade.png
Conforme o Art. 7º, III da Portaria nº 576, de 28/12/18, o supervisor é responsável por fiscalizar diretamente o fiel preenchimento da folha de frequência do (s) seu (s) respectivo (s) estagiário (s), desempenhando papel proativo; Com o sistema SIGEST, o supervisor deve acompanhar o registro do ponto e validar as ocorrências, caso necessário.


Mais informações sobre a folha de frequência no link Folha de Frequência

5. Acolhimento dos estudantes - Estágio Remunerado

Interessante o NEPS realizar acolhimento aos estagiários junto ao Núcleo de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho para abordar assuntos específicos da regional (segurança/prevenção) e demais setores que acharem necessários.

Foto formulário.png


6. Da rotina dos estagiários

6.1 Das atividades

As atividades desempenhadas pelos estagiários de:

===== Nível superior =====deverão estar relacionadas com a sua formação educacional e com as elencadas no Termo de Compromisso de Estágio.

===== Nível médio =====deverão ser atividades administrativas.

O supervisor é PROIBIDO de promover ou aceitar o desvio de funções dos estagiários.

No Hesk da SEEC, é disponibilizada uma lista com sugestões de atividades para cada curso contemplado no edital 001/2018.


MAS ATENÇÃO!!!

As atividades devem ser classificadas como de gestão e suporte e serem compatíveis com áreas salubres mesmo para os cursos das áreas finalísticas como por exemplo enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição, etc. O estudante do estágio remunerado não deverá executar atividades assistenciais diretas aos usuários/pacientes em áreas insalubres. Essa vaga deve ser ofertada a estudantes do Estágio Curricular Obrigatório.

Clique nos links a seguir para mais informações sobre Recesso, Rescisão e Renovação e Alteração de Supervisor, Setor ou Horário.

7. Das dúvidas dos estagiários

7.1 Site Saúde Legal

O NEPS pode orientar os estagiários e supervisores a acessarem esse site Saúde Legal, no link Estágio remunerado para esclarecer as dúvidas, pois nele tem informações sobre os assuntos abaixo:

- Importância e legislação

- Executor do contrato de estágio

- Direitos e Responsabilidades do estagiário

- Acesso à rede de computador e ao SEI

- Ticket

- Crachá, Termo de Compromisso de Estágio e Vigência

- Pagamento da bolsa

- Folha de Frequência

- Recesso, Rescisão, Alteração de Supervisor, Renovação

- Avaliação Semestral

- Seguro contra acidentes pessoais

- Faltas e atrasos

- Atividades executadas

- Como solicitar um Estagiário

7.2 Abrir um ticket para SEEC

Outro meio de tirar dúvidas é pelo ticket, que é um canal de comunicação entre os estagiários, supervisores e executor local com a SEEC.

As dúvidas (sobre crachá, dados bancários, correção do Termo de Compromisso do Estágio, questionamento sobre pagamento de estágio, entre outros) são formalizadas por meio do ticket e respondidas via e-mail direto ao estagiário. O ticket está inserido no HESK, que é a página direcionada ao estágio dentro do site da SEEC.

Basta acessar o Hesk por meio do link (ou entrar no site da SEEC, ir no menu GESTÃO DA SEEC, clicar em GESTÃO ADMINISTRATIVA, clicar em CONTRATOS / CONTRATOS ADMINISTRATIVOS /Selecionar o primeiro link do ESTÁGIO e clicar em “Enviar um Ticket”) e preencher o formulário com as informações necessárias. Após clicar em "Enviar Ticket" é gerado um número que deve ser anotado para uma futura consulta.


Ticket.jpg
Ticket 2.jpg

.

8. Contatos

- Gerência de Educação em Saúde - GES / SUGEP

Telefone: (61) 98184-1762 / 3449-4195

estagio.ges@saude.df.gov.br

SES/SUGEP/CIGEC/DIDEP/GES


- Site da SEEC: página específica sobre estágio com legislações, formulários e informativos sobre o Programa de Estágio Remunerado.

Link: Hesk da SEEC