Jovem Candango - Orientações NEPS

De Saude Legal
Revisão de 19h38min de 20 de julho de 2023 por Denise (discussão | contribs) (Criou página com ' '''=== PROGRAMA JOVEM CANDANGO ===''' Seguem '''orientações sobre o Programa Jovem Candango''' para auxiliar a equipe NEPS no acolhimento e acompanhamento...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
              === PROGRAMA JOVEM CANDANGO ===


Seguem orientações sobre o Programa Jovem Candango para auxiliar a equipe NEPS no acolhimento e acompanhamento dos jovens em sua regional.

1. Do levantamento de vagas na SES

1.1 A Secretaria da Família e Juventude, atual órgão gestor do programa, realiza um levantamento com os órgãos que receberão esses jovens para conhecer a demanda de vagas. A GES, juntamente com o apoio dos NEPS, realiza o levantamento interno na SES para saber quais setores tem interesse em receber os estudantes desse programa.

Levando em consideração alguns pontos:

- O jovem NÃO deve ser lotado em setores insalubres;

- O jovem deve realizar atividades administrativas;

- O jovem trabalhará no setor 04 (quatro) dias por semana (04 horas diárias) e 01 (um) dia fará um curso teórico;

- O contrato do jovem tem vigência de 2 anos;

- O supervisor deve atestar e enviar a folha de frequência manual do estudante dentro do prazo estipulado;

- O Programa conta com jovens de 14 a 18 anos;


1. Da previsão de início do trabalho dos jovens

1.1 Com base no levantamento realizado, o órgão gestor realizará o processo de contratação dos jovens (por 2 anos) para envio aos órgãos.

1.2 É informado à GES a data prevista para recebimento de todos os jovens.

1.3 Inicialmente os jovens se apresentam na GES, que o recebem e o direcionam para se apresentar no respectivo NEPS.

1.4 O NEPS recebe o jovem e explica sobre a dinâmica do hospital/regional, os cuidados sobre saúde e segurança no trabalho e demais informações relevantes. Informa que o NEPS é o setor que dará apoio para o jovem e supervisor dentro do hospital;

1.5 Cada NEPS cria um processo no SEI para os supervisores de sua respectiva regional enviar a folha de frequência de seu jovem.

1.6 O NEPS solicita um telefone de um responsável, em caso de emergência, para inserir na Planilha Consolidado do NEPS ou algum formulário que normalmente utilizam.

1.7 Informa sobre a atenção que ele precisa ter quanto ao prazo para envio da folha de frequência, que o supervisor precisa enviar até o último dia do mês (30/31) para que o NEPS envie a GES no 2º dia útil. Logo o jovem precisa cobrar do supervisor o envio dentro do prazo.

f. Questiona se ele tem alguma dúvida e o acompanha até o setor de lotação para que ele inicie as atividades junto ao supervisor.

g. O NEPS pode organizar um acolhimento ao jovem junto ao Núcleo de Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho e demais setores que julgar necessário.

No caso de não comparecimento do jovem, a GES precisa ser comunicada para que informe a Secretaria da Família e Juventude sobre o ocorrido.


FOTO ATENÇÃO.png