SISCAN - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CÂNCER

De Saude Legal


APRESENTAÇÃO SISCAN.jpg


SISCAN - SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CÂNCER

O SISCAN (Sistema de Informação do Câncer) é um sistema de informações em plataforma web, criado para integrar e substituir os sistemas anteriores de controle do câncer de colo do útero (SISCOLO) e de mama (SISMAMA) no Brasil.

Ele foi desenvolvido para melhorar o planejamento e avaliação das ações de prevenção e detecção precoce desses cânceres no Sistema Único de Saúde (SUS).

Implantado nacionalmente a partir de 2011 e no Distrito Federal a partir de 2018, o SISCAN registra exames de rastreamento e investigação diagnóstica dos cânceres de colo do útero e mama, além de informações sobre condutas diagnósticas e terapêuticas para o acompanhamento de casos positivos ou alterados dos exames citopatológicos e histopatológicos do colo do útero e de mama e mamografias.

Além disso, ele integra as unidades de saúde, possibilitando a solicitação de exames, visualização de resultados e o seguimento de casos com exames alterados.


Suas principais funções incluem:

  • sistematizar e arquivar dados de exames;
  • fornecer laudos padronizados;
  • armazenar amostras de exames citopatológicos para monitoramento da qualidade;
  • facilitar o seguimento de mulheres com exames alterados;
  • fornecer dados para avaliação e controle das ações de prevenção e gerar o Boletim de Produção Ambulatorial (BPA), arquivo utilizado para o faturamento dos procedimentos registrados no sistema.


INTEGRAÇÃO COM OUTROS SISTEMAS

O Siscan está integrado ao Sistema de Cadastro e Permissão de Acessos (SCPA), ao Cadastro Nacional de Usuários do SUS (CADWEB) e ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), o que facilita seu uso e reduz a digitação de informações. Entre as principais vantagens do SISCAN em relação aos antigos SISCOLO e SISMAMA, destaca-se a agilidade no fluxo de dados, já que as informações ficam disponíveis em tempo real pela internet.


FLUXO

Quando a unidade de saúde solicita um exame pelo SISCAN, ele fica visível para o prestador de serviço, que pode incluir o resultado. Assim que o laudo é liberado, a unidade solicitante pode visualizá-lo. Após o encerramento da competência pelo prestador, as informações epidemiológicas são automaticamente exportadas para a base nacional, reduzindo as perdas de dados.

Ver também

1. SISCAN - Solicitação de acesso para novos usuários

2. SISCAN - Requisitos de segurança obrigatórios para acesso ao sistema

3. SISCAN - Orientações aos Gestores para a liberação de acessos

4. SISCAN - Requisição de Citopatológico de Colo de Útero

5. SISCAN - Requisição de Mamografias

6. SISCAN - Encerramento de Competência (Faturamento)

Contatos

Comissões Regionais de Sistemas e Informação do Câncer (CRSInC):
  • CRSINC Central (SES/SRSCE/CRSINC): srsce.crsinc@saude.df.gov.br
  • CRSINC Sul (SES/SRSSU/CRSINC): crsinc-sul@saude.df.gov.br
  • CRSINC Norte (SES/SRSNO/CRSINC): crsinc.norte@saude.df.gov.br
  • CRSINC Leste (SES/SRSLE/CRSINC): srsle.crsinc@saude.df.gov.br
  • CRSINC Oeste (SES/SRSOE/CRSINC): siscan.oeste@saude.df.gov.br
  • CRSINC HCB: crsinc.hcb@hcb.org.br
 Para maiores esclarecimentos, favor entre em contato com a Coordenação Estadual SISCAN-DF: siscan.asccan@saude.df.gov.br